quarta-feira, 2 de junho de 2010

Em busca do Pastor Mongol

Durante a preparação desta viagem, que já leva mais de 2 anos de sonho e antecipação, muitos foram os que nos perguntaram o que raio iríamos fazer à Mongólia. Ora bem, para começar, devemos, desde já, desfazer todas essas dúvidas. O propósito desta viagem é a procura do Pastor Mongol.

O Pastor Mongol foi dos poucos seres vivos pensantes neste planeta que não foi nem afectado pela crise financeira, nem pela crise económica. Apesar de todos os Madoff's da vida, o Pastor Mongol continua a levar as suas ovelhas aos melhores pastos do planalto mongol e a retirar delas o seu sustento sem que ninguém (sentado confortavelmente num escritório caro de excelente localização) possa prejudicá-lo na sua actividade.
É a busca desta simplicidade, ausência de rotinas pré-determinadas, partilha intensa com a natureza e análise das necessidades básicas (que não foram criadas por um marketeer) que nos impele para realizar uma viagem que julgamos exceder os 8000 kms.

Várias pessoas questionaram-nos também porque é que não voavamos simplesmente para Ulan Bator e visitavamos assim o país. Pois bem, isso também tem uma explicação razoável no nosso entender. Apenas de carro (ou a pé, ou de bicicleta) será possível ir percorrendo a extensa diferença cultural que nos separa desse Pastor longínquo e ir absorvendo pouco a pouco essas divergências.
Se fossemos aerotransportados para Ulan Bator, cairíamos na capital Mongol que nem ET's sem o tempo necessário à adaptação às vivências do Pastor Mongol. Isto iria originar que olhássemos para o Pastor Mongol com olhos de portugueses que somos, com todos os pré-conceitos que nos foram transmitidos pela nossa cultura. Além disto, a diferença que existe entre a capital e o resto do país de Gengis Kahn iria também turvar a nossa percepção.

Assim, tendo em conta todos estes considerandos, pareceu-nos extremamente lógico realizar a viagem de carro entre Viseu/Porto e Ulan Bator, algo que estamos neste momento a começar.

Esperamos encontrar esse Pastor Mongol e levar a bom porto uma viagem que se poderá tornar na viagem das nossas vidas.

7 comentários:

  1. Espero que encontrem o "pastor longínquo", algures entre as estepes cazaques e os planaltos mongóis. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Caros Amigos

    Nós os que não podemos procurar o pastor estamos convosco.

    Já agora encontrem umas pastorinhas :)

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Gosto desse indivíduo, o pastor Mongol, e da vida que leva pastando ovelhas. Uma viagem tranquila, uma estadia sossega e poucos excessos é o que eu vos desejo:) Bjinhos para vocês e cumprimentos ao pastor, família e rebanho:)
    Lucy

    ResponderEliminar
  4. Ganda Maluco, boa viagem, que corra tudo bem. Espero que não te tenhas esquecido dos casacos, porque a tenda ficou aqui.

    ResponderEliminar
  5. Queria ter sido eu a fazer o primeiro comentário, mas a tecnologia, comigo, vai a passo de carcol.
    Parabéns pelo primeiro texto. Gostei mesmo.
    Um abraço para o meu Menino e para o Pedro Afonso
    Xixão

    ResponderEliminar
  6. Grandes malucos!!!
    Pastor Mongol??!!!...já andaram a fumar merdas!!
    Boa sorte e divirtam-se! Mas isso de se pôr a monte enquanto os outros ficam por ca a trabalhar para tirar este país da crise é um bocado cobarde!
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Cuidado com os palavrões!!! Já agora podem aumentar para se chamar palavrão que quer dizer palavra com muitas letras. Cagregaragregalhogrego! Figreguilhogrego dagrega pugregutagrega!
    Gostaram?
    Um beijão da xixixãozinha do pai

    ResponderEliminar