sexta-feira, 4 de junho de 2010

Dia 3 – Agora, vais a pé pra casa!

Após um lauto pequeno-almoço, saudável e cheio de energia, arrancamos de Cognac com mira feita à cidade de Calais, onde pretendíamos atravessar o Canal da Mancha via Eurotunnel.

Decorria a viagem sem sobressaltos ao som de Sebastien Tellier (artista de variedades muito apreciado por terras Gaulesas) quando, sem nada que o fizesse prever, um dos ocupantes (que não se quer identificar mas que certamente não ficou apreciador da chamada “musica alternativa” francesa) retirou o CD do respectivo leitor e, com a maior calma e frieza que se possa imaginar, abre a janela do lado do passageiro e faz voar La Retournelle (nome do espectacular álbum) pelas pradarias da Normandia emitindo estas imortais palavras “És francês não és?!? ENTÃO..…AGORA VAIS A PÉ PRA CASA!!”.





Atravessamos o Canal da Mancha através do Eurotunnel. Ficámos orgulhosos porque o Adamastor foi retirado de junto dos carros ligeiros, sendo colocado lado a lado com outras viaturas com pesos semelhantes: Camiões, Autocarros, etc…





Ao chegar a Dover foi necessário algum tempo de adaptação à condução do “lado errado” da estrada. Ultrapassar pela direita é, em Portugal, uma forma de envergonhar aqueles que gostam de ir sempre na faixa da esquerda apesar de não serem os condutores mais rápidos presentes na auto-estrada. Em Inglaterra, ultrapassar pela direita é aquilo que é pretendido. Além disso, esses Tugas (que acham que para ir do Porto a Lisboa só é preciso entrar na Ponte da Arrábida, encostar nos rails centrais à esquerda e ir assim até Lisboa) seriam condutores exemplares por estas paragens.



Deixamos o Adamastor nos Parques do Aeroporto de Heathrow e deslocamo-nos de metro até ao centro de Londres. Chegados à capital do Império Britânico, tivemos o segundo susto da viagem. Um dos viajantes, menos habituado às estranhas regras de trânsito britânicas, ia sendo atropelado num semáforo porque passou no vermelho a olhar para o lado errado da estrada.

Lição nº 2: Olhar sempre para os 2 lados da estrada!

No final do dia fomos ao único bar ainda aberto das redondezas. Parecia tipicamente inglês mas na verdade era gerido por um italiano. Reparámos nisso quando a cerveja chegou à mesa. Peroni com Fish&Chips!! Uma combinação estranha, que junta Itália e Inglaterra à mesma mesa (deve ser a isto que chamam cozinha de fusão). Fez lembrar viagens antigas!!

Hoje foi também o dia em que o Adamastor completou 275.000 kms:



Cognac (FR) – Londres (UK)
Kms percorridos no Dia 3 – 796 km
Kms acumulados da viagem – 2068 km

1 comentário:

  1. Medo... ver o chavelha a ultrapassar pela direita!!

    e rotundas???

    Só agora me dei conta do que ando a perder já que aquando do início da viagem me encontrava ao largo do Senegal, mas começo agora a ler do início este Pasquim que promete aventura!

    Godspeed!

    ResponderEliminar