quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dia 20 - Heaven Normal?

Era Domingo em Aktobe. Dormitamos até bastante mais tarde do que tinha vindo a ser habitual. Quase parecia que estávamos em algum resort de alguma ilha paradisíaca, não tendo nada de importante para fazer a não ser dormir e ver os e-mails aproveitando o wi-fi. A página do blogspot estranhamente ficara inacessível no Cazaquistão, e por isso, apresentamos desde já as nossas desculpas pelo silêncio de alguns dias.


Gana foi buscar-nos para nos levar para um hotel mais central. Como não tínhamos qualquer meio de transporte e ele não podia continuar a ser nosso motorista 24h, era mais fácil para nos deslocarmos e aproveitar para conhecer um pouco mais a cidade.

Pelo caminho, enquanto atravessávamos a montanha para o outro lado, Gana informou-nos que tinha tomado a liberdade de falar com um amigo que tinha um hotel, tendo já reservado quartos para nós lá ficarmos.



Ainda meios atordoados e incrédulos com a nossa sorte de termos encontrado um verdadeiro samaritano no Cazaquistão, Gana começou a falar sobre o hotel no seu inglês cazaque. Pediu desculpa pois no centro de Aktobe os hotéis, não tinham grande qualidade e ele não nos queria deixar ficar mal. Então, o sítio que escolhera para a nossa estadia era um pouco mais caro, mas o único que ele tinha a certeza que estaria ao nível destes turistas aventureiros. Hotel com poucos quartos, calmo, com bar, vários restaurantes com gastronomia típica, um bar no andar de cima com “vista para o céu”, sauna e ainda uma discoteca privada. Depois da descrição, ele muito inseguro pergunta: “Normal? Problem?”. Tentamos reprimir o desejo de lhe dar um abraço logo ali, mas comportamo-nos e respondemos “No problem, perfect!”.

Chegamos então ao Heaven! Na verdade, o hotel não se chama assim. Visualmente as letras parecem Heaven mas o seu nome quer dizer “Sail” (navegar).

Pousamos as malas e fomos explorar a cidade.



Vagueamos pela rua central. Fomos almoçar ao local recomendado pelo Gana. Chamava-se “Taksim” e era um local muito ao estilo Hard Rock, com decoração alusiva a músicos de jazz, ao cinema e às vedetas do futebol. No menu constavam algumas iguarias cazaques (carne, carne e mais carne como os meninos gostam!)


Como bons domingueiros fomos às compras. Um dos membros da comitiva estava a precisar de roupa lavada.

À noite, aperaltamo-nos e fomos conhecer o que o “Heaven” tinha para nos oferecer.

Um bom jantar no restaurante do edifício, um digestivo no bar do último andar, ao ar livre (sim, era onde se via o céu) e, com a coragem suficiente, lá fomos conhecer o bar-discoteca.

Entramos e parecia um bar perfeitamente possível de existir em qualquer uma das nossas cidades.

O gerente veio logo ter connosco e no seu inglês arranhado lá perguntou de onde nós éramos, sentou-nos e ofereceu-nos uma bebida a cada um.

A música bombava entre No Parla Americano e fabulosas remixes de antigos temas com batidas inovadoras fabulosas.

Apesar de os Cazaques estarem bem versados na arte de dançar numa discoteca, não quisemos que ficassem dúvidas sobre a capacidade dos portugueses dominarem o dance-floor. Assim, uns com bracinhos, outros com beicinhos e outros ainda com um estilo naturalmente cool lá fomos até à pista de dança verter algumas gotas do nosso imenso charme.

Quando acabamos a bebida oferecida, um dilema pairou nas nossas cabeças: vamos berrar e fazer figuirinhas enquanto pedimos outra bebida, ou vamos já dormir? O cansaço venceu!


Aktobe (KZ) - Aktobe (KZ)

Kms percorridos no Dia 20 – 0km

Kms acumulados da viagem – 7692km


2 comentários:

  1. parece, realmente, que está a correr tudo muito bem! ficamos contentes por voltar a seguir a vossa aventura! :)

    Beijos e abraços,

    Luís e Joana

    ResponderEliminar
  2. Muito bom terem encontrado gente simpática.
    Supomho que o vosso São João não teve sardinhas mas se vos serve de consolo o meu também não. Só me apercebi que era dia de São joão já tarde quando as televisões mo recordaram.
    Beijos a todos mas em especial à Xandoca e com saudades.

    ResponderEliminar