sexta-feira, 25 de junho de 2010

Dia 21 – 7 a 0 e mais algumas vitórias

Este dia começou bem cedo, já que o Gana nos tinha dito para estarmos preparados às 8 da manhã para passarmos juntos na oficina. Fomos tomar o pequeno almoço tão cedo que no bar do hotel ainda havia gente a dormir desde a noite anterior. Dado que eram mais fluentes na língua local, não devem ter tido dificuldades em pedir as bebidas seguintes e devem ter ido ficando. Depois do pequeno almoço fomos até ao lounge do “Heaven” esperar pelo Gana. Devido a compromissos profissionais, o Gana teve de adiar o nosso encontro para a hora do meio-dia. A essa nova hora, lá estava ele, todo impante, de sorriso franco e luminoso, sempre cumprimentando a Xaninha com um beijo na mão acompanhado de uma ligeira vénia. Infelizmente, não temos um vídeo que possa documentar isto, mas seria sem dúvida uma lição de cavalheirismo para os jovens portugueses. Além de ser muito cordial, fazia-o com imenso estilo.

Já na oficina, olhámos desoladamente para o estrago feito na nossa caixa de transferências. Uma das rodas dentadas estava partida em 3 pedaços e outra roda dentada estava completamente desdentada. O diagnóstico estava feito.


Era complicado arranjar as peças em tempo útil. A sugestão alvitrada era arranjar uma caixa de transferências usada numa sucata. No entanto, devido ao modelo HDJ80 não ser muito comum nestas paragens, arranjar a caixa usada não se previa ser tarefa fácil. Segundo Gana, que traduzia o que dizia Marat (amigo de Gana e Big Boss da oficina), neste caso, podia acontecer uma de três coisas. Na versão literal do Gana, à qual achámos imensa piada:

“In this case you can have 3 variants:

- Variant 1 – The part is available in Aktobinsk and we will have it here tomorrow and install it before lunchtime.

- Variant 2 – The part is available only in Almaty and the transport time to Aktobinsk is 48 hours.

- Variant 3 – The part is not available in Almaty and we will ask the part to Dubai, but it will take us 3 weeks.”

Na variante 2 ainda havia a hipótese de pagar o transporte aéreo entre Almaty e Aktobinsk por forma a receber a peça em 24 horas, o que, mesmo assim, implicava um dia extra de imobilização da viatura comparativamente com a variante 1.
Ficámos apreensivos e registamos a hipótese de uma estada mais prolongada em Aktobe. Olhamos uns para os outros e sem ninguém dizer nada, acordamos tacitamente que ficaríamos juntos como os 3 mosqueteiros independentemente das “variantes” que pudessem vir a acontecer.
Gana combinou com Marat um ponto de situação às 18 horas relativamente à Sucata de Aktobe e outro contacto às 20 horas para informações relativas à sucata de Almaty.

Tendo a tarde livre, fomos procurar um local para poder visualizar em directo o jogo da Selecção Portuguesa de Futebol contra 11 jogadores recrutados por Kim Jong Il. Como o cliente bem atendido ao restaurante torna, voltamos ao Kmer que, além de possuir um WC excelentemente decorado, um menu ilustrado, tinha também um ecrã gigante. Forramos o estômago antes do jogo começar e fomos aproveitando para colocar algumas fotos no Madeira Off-Road já que o Blogspot estava inacessível a partir de IP’s do Cazaquistão.

(num país com 50% de islâmicos, num restaurante turco, não seria de esperar encontrar estas decorações na casa de banho)


O jogo começou e mantivémos um olho no jogo e outro nos textos do blog. Inicialmente, com mais atenção ao blog já que os jogadores da Coreia estavam a criar situações de perigo junto à defesa portuguesa. Quando Raul Meireles abriu o marcador, começamos a descurar o blog e a focalizar mais no jogo em si. Já Portugal ganhava por 4-0 quando o telefone toca. Era o Gana. Pensamento do Carlos: “Será que este gajo não tinha outra hora para ligar que não fosse durante o jogo da Selecção?” Relutantemente, atendemos. Do outro lado da linha estava um Gana entusiasmado: “I have special news for you. We found the “details” in Aktobinsk. Tomorow morning we will go and check if the box is ok. Buying used “details” is like a cat inside a bag. You never know what is coming out! If the box is good, the “meister” specialist will fit it in your car in the morning and you will be able to be on the road after lunch. ”

Com notícias destas, ficamos de dedos cruzados à espera que a caixa existente em Aktobe não fosse um cabaço velho. Se estivesse em mau estado, perderíamos ainda mais um dia, visto que, depois de abrir a caixa, seria necessário encomendar outra a Almaty, podendo esta demorar entre 24 a 48 horas a chegar.
Portugal lá foi mostrando a sua garra, colocando os coreanos cada vez mais vergados e de olhos em bico. 7-0! Números pouco habituais para um jogo de futebol que depois se viria a confirmar ser a maior goleada em fase final de um Mundial.

A goleada retumbante abriu-nos o apetite. Fomos jantar ao restaurante “sous la lune” do “Heaven”. Já a pensar na possibilidade de o dia seguinte ser o dia da partida, fintamos a ida à discoteca do “Heaven” e fomos direitinhos para a cama.


Aktobe (KZ) - Aktobe (KZ)

Kms percorridos no Dia 21 – 0km

Kms acumulados da viagem – 7692km

1 comentário:

  1. Tão lindos que eles são. gostei muito da foto :-).
    Num país cuja metade da população é eslámica acho a casa de banho um bom sítio para essas fotos...

    ResponderEliminar