segunda-feira, 7 de junho de 2010

Dia 8 - Cabeças de Melão



De Berlim a Varsóvia são 560Km e 7 horas de viagem!! Depois de alguma lentidão na fronteira Germano-Polaca, grande parte da viagem é feita por auto-estradas rápidas e novinhas em folha!! Aqui os Fundos Estruturais Europeus continuam a valer tapetes de alcatrão.



O primeiro ponto de encontro estava marcado para uma estação de serviço a meio da linha GPS definida pelo Lee!! Como já adivinhávamos um almoço sandwichoso à "bife", concordámos em encontrar outro trajecto para o nosso repasto.

Mais uma vez, e a uma só voz: Estiga-te Lee!!



Em viagens anteriores o Super Chavelha tinha já comido por estas bandas!! Aliando um excelente entendimento da língua Alemã a uma óptima memória gastronómica, conduziu-nos até Poznań. Cidade encantadora, pequenina e com uma praça central preenchida de bons restaurantes. Bastou seguir as duas cabras (símbolo da cidade) para entrarmos o sítio certo.


Desnecessário será dizer que não comemos uma única sandes!! Pedimos Sopa de Beterraba, Sopa Amarga e Sopa de Tripas, para começar a aconchegar o estômago.
E nos principais tivemos Rolos de Carne à Antiga Polaca e Peito de Pato Assado com “Dumplings” de Trigo e Queijo.

(Sopa de Tripas)
(Sopa Amarga)

Refeição equilibrada que nos deu forças para chegar a Pruszkow, nos arredores de Varsóvia!!

Chegados ao hotel tivemos de dar algumas explicações ao Líder da Expedição – Mike “Kuduro”!! E é neste tipo de situações que as meias verdades dão tanto jeito. Encontrámos 3 grandes acidentes pelo caminho que nos atrasaram imenso!!



No breve contacto que tivemos com os Polacos, reparámos que todos esperam ouvir Alemão quando se apercebem que somos turistas. De resto, são deste país a maioria das matriculas estrangeiras que encontramos pelo caminho. Deve ser realmente estranho ver uma matricula Portuguesa por estas paragens, tanto que, reparamos por várias vezes que os ocupantes dos carros parados nas filas de apontavam para a nossa matrícula e nossa bandeira e comentavam algo entre si.

Finalmente, a apreciação xenófoba e preconceituosa que qualquer turista com bom senso deve evitar: Os Polacos têm cabeças enormes!!

Parecem implantadas artificialmente e são sempre perfeitamente redondas. Polaco que se preze tem um destes melões amarelos espetado na cabeça.




P.S. - Parabéns para a nossa amiga e companheira de viagem (a partir do dia 12) na parte mais dura do trajecto, Xaninha Rodrigues. Parabéns e Beijinhos!







6 comentários:

  1. Força e muito boa sorte nesta tua viagem! É uma ideia simplesmente fantástica! Adorava fazer algo semelhante.

    Como não posso fazer vou acompanhando diariamente o teu blogue. Não te esqueças de actualizar.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. priminho,

    é com muito orgulho que sigo a tua viagem! o horizonte, é onde o mar encontra o céu! aproveitem cada minuto...

    Cá estarei deste lado a ler os relatos deliciosos...daqui a um mês estarei pela Turquia, no caso de quererem uma visita guiada...

    ***Tania

    ResponderEliminar
  3. Quem me dera ter a vossa idade e saber o que sei hoje!Só se vive uma vez, aproveitem ao máximo.
    Sigo- vos diariamente.
    O Melvin cá se aguenta e espera a comida com educação!
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Capitão Cha, é impressionante, estou sem falar ctg ás vezes meses, e sempre k te apanho na net... ou estás na Amazónia...ou a atravessar a terra do tio Sam... ou mesmo a fazer uma viajensinha até à Mongólia! Como eu curtia fazer o mesmo. Um gajo mete-se numas merdas de marrar até aos trinta e tais...e vai adiando os sonhos!Aproveita cada segundo, pois tenho a certeza que serão memoráveis. Grande abraço
    Marco Rocha

    ResponderEliminar
  5. Abraço directamente das tuas terras, D. Chavelha!

    Na próxima expedição tens de levar apoio médico personalizado.

    ResponderEliminar
  6. Para já está tudo "sobre rodas",não só no sentido figurado, mas também no sentido da palavra. Oxalá continuem com boa disposição, sorte e que o vosso orientador gastronómico continue a dar boas provas.
    Bj

    ResponderEliminar