segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dia 14 - русский страхсбор - Seguro Russo

O povo português diz com razão: "Quem vai para o mar, avia-se em terra!"
Nós como portugueses que somos, preparamo-nos com antecedência e solicitamos à nossa seguradora uma Extensão territorial para a Rússia, Cazaquistão e Mongólia.
Os Kudus não o fizeram... primeiro o seguro era no banco, depois era na fronteira, agora lembraram-se de ir fazer o seguro a uma seguradora em Moscovo. Cada seguro está a demorar em média 1 hora... claro... é obrigatório traduzir os nomes todos para o alfabeto Cirílico.

Enquanto isso, os tugas que podiam estar a visitar Moscovo ou a progredir no terreno, ficam por cá a "mamar nas beiças", à espera do resto do grupo, por causa de incompetência inglesa... "Isn't this ironic, don't you think? A little too ironic. I really do think!"

Fizeram-se apostas!! Chegariam às 16h?!? Chegariam às 20h?!? Teríamos de ficar no hotel mais uma noite?!? Tudo parecia igualmente provável. Certo é que estávamos a perder um dia inteiro que podia ser utilizado para visitar a cidade. Tomamos café, fomos à casa de banho 10 vezes cada um, visitamos as lojas do hotel mas sobretudo sentámo-nos e dissemos mal dos Kuduro. A Susan estava particularmente inspirada, com frases fabulosas como: “We Kudu some sightseeing in Moscow if Kudu had planned this better!”

Finalmente, quem tinha feito os palpites menos pessimistas, ganhou! Regressaram perto das 16h30m e desde logo se percebeu que não iríamos alcançar o objectivo do dia!


(É interessante ver como as marcas se adaptam aos consumidores. Enquanto em Portugal fazem sucesso as cervejas minis, na Russia há latas de 1Litro e garrafas de 2 litros de cerveja!)

(Avô Cantigas sempre em grande estilo)

(A delegação americana)

Recebemos novas coordenadas e rumamos a um destino intermédio desconhecido de todos! A viagem decorria sem sobressaltos e éramos conduzidos por um Chavelha esfomeado e irado por não termos sido convocados para o almoço organizado pelos Kuduru com os restantes membros da comitiva.

Quem conhece o nosso viajante madeirense sabe que quando está zangado o ambiente já fica bem pesado, mas com fome…fica completamente irascível!! E foi possuído por estes sentimentos que conseguiu passar a 93km/h numa passagem de comboio sem guarda onde apenas se podia circular a 40km/h!! Foi imediatamente mandado parar por um policia que, depois de inspeccionar todos os documentos, lhe tentou explicar qual a infracção que cometera. Uma vez que não existia nenhuma língua no mundo em que os 2 se pudessem entender, Carlos Freitas, recorre (de modo brilhante) aos seus conhecimentos de Pictionary para descobrir o tamanho da sua transgressão.

As modernices de “multas pagas na hora” ainda não chegaram á Rússia e, consciente de que qualquer multa passada teria o mesmo significado que papel higiénico de hotel, o oficial russo tentou a famosa abordagem “no protocol”!! O valor solicitado desta feita parecia perfeitamente razoável (cerca de 1500 rublos) mas o astuto madeirense não se deixou ficar e acabou por ser o último a rir…ao aperceber-se que o polícia pretendia que o dinheiro fosse colocado no porta-luvas da viatura (para não ser visto a tocar no dinheiro) Carlinhos coloca menos 300 rublos no compartimento!!

SIM, ISTO É SUBORNAR! MAS COM ESTILO... e já diz o povo português que ladrão que rouba ladrão, tem 1000 anos de perdão!


(Moscovo escrito em cirílico e ao contrário)


(Obviamente que num grupo de motards, alguém que vai de carro com ar condicionado é obrigatoriamente um outsider!)

(como penalização de estar todo o dia ao fresquinho do ar condicionado, coube-nos a dura tarefa de ir buscar cerveja para todo o grupo ao jantar)

(de vez em quando havia um waypoint onde o grupo tinha de reagrupar)

(o sol já se punha em terras do tio Vladimir Putin)

(o adamastor dirigia-se já ao local onde íamos passar a noite)

(sinal esquisito que estava no local em que acampamos)

(o Steve e a Sandra foram os vizinhos da comitiva portuguesa)


(Disposição do nosso primeiro acampamento em território russo)


Moscovo (RUS) – Penza (RUS)

Kms percorridos no Dia 14 – 251km

Kms acumulados da viagem – 6284km


2 comentários:

  1. Caros amigos,

    Um abraço desde Beja, ao qual se junta outro do Nuno a quem foi entregue o tal abraço acordado em Riga!!!

    Desejos de uma boa viagem, e continuem com a escrita descritiva que tanta risada já proporcionou...

    Abraço,
    João Matoso

    P.S: Para a próximo quero seguir com vocês :)

    ResponderEliminar
  2. Espectáculo! Continua com o report e não stresses com os "chaps" :)

    Abraço e continuação de boa viagem!
    Marco

    ResponderEliminar