quinta-feira, 3 de junho de 2010

Dia 1 – Epás para toda gente!!


O km zero teve Viseu como pano de fundo. Inspirados em Viriato, preparámos as ferramentas de ataque o melhor que conseguimos.

Menção Super Honrosa para o Sr. Rui Emiliano (electricista auto) que instalou todos os pontos de energia no interior do Adamastor. Os 10 euros melhor investidos das nossas vidas.

O habitáculo parece agora uma sala de estar com ficha tripla e ligações personalizadas a cada equipamento (GPS, PC; Walkie-Talkies; Arca Frigorifica)

No dia 1, foram adquiridas peças suplentes para o Adamastor. Ficaram a faltar a embraiagem e a bomba de diesel que estavam em ruptura de stock na Toyota de Viseu. Certamente que também deveríamos ter adquirido estas peças com maior antecedência.
Bola para a frente.

O Jantar de despedida antes da viagem decorreu no mítico café Diu, café de estudantes onde agora se podem degustar as Francesinhas XXL. Tivemos o gosto da presença de alguns amigos que, após um dia de trabalho (ou antes dele), se deslocaram ao Diu para um convívio de partida. Obrigado a todos!



Saímos do Porto por volta da 1 e meia da manhã.
A madrugada deste dia fica inevitavelmente marcada pelo primeiro susto da viagem!!
Perto da cidade de Chaves, sem que nos apercebêssemos, deixámos o depósito secundário do Adamastor (180Lt) acabar. Mesmo com o depósito principal atestado (80Lt) não fomos rápidos o suficiente a mudar a fonte de alimentação. O Monstro começou a soluçar violentamente até parar de vez na berma da auto-estrada.

Por sorte, o condutor naquele momento era a pessoa a quem todos reconhecemos mais sangue-frio, sensibilidade e contenção!! Iniciou de imediato a manobras de reanimação com violentas torções de ignição e pancadas no acelerador, acompanhadas de firmes e sonoras ordens de comando – “Vais arrancar filho da P#”&t@!!” ou o sempre carinhoso “Anda, cara de car&%#$/lho” e outras belas vociferações inenarráveis (até porque também há crianças a ler este Blog – Claúdia beijinho do Pedro, passa à frente esta parte).

O Adamastor reagiu em poucos segundos às acções do dono, dando mais uma vez provas de coragem, força e solidez!! Com dois urros de alegria recebeu, já em terras espanholas, os 214Lt de Gasóleo Aditivado que lhe repuseram os níveis em ambos os tanques.

Lição nº1 – Nunca deixar o nível dos tanques baixar até à reserva!!

Devido à hora tardia da partida, as horas de viagem começaram a pesar. Na zona da Sanabria, tentamos por 3 vezes que nos disponibilizassem uma “habitacion” para pernoitar. No entanto, parece que a zona é concorrida, uma vez que, das 3 vezes nos foi dito que todas as “habitaciones” estavam ocupadas. Assim, fomos continuando o nosso caminho adentrando a noite. A viagem até ao Hotel Erdeland (Leon – Espanha) perto das 5h30m decorreu sem mais sobressaltos. Já era dia quando lá entramos, e foi com surpresa que o recepcionista recebeu a nossa solicitação de um quarto para dormir.



Porto (PT) – Leon (ES)
Kms percorridos no Dia 1 – 520 km
Kms acumulados da viagem – 520 km

4 comentários:

  1. Olarila!
    Fazem o favor de descobrir como se chama a OLÁ na Mongólia e trazer gelados exlusivamente mongóis, da categoria do nosso Epá ou do Fizz, no vosso engenhoso equipamento de refrigeração do Adamastor! Obrigada e cumprimentos ao Pastor. (Eu é que não queria ser esse Pastor, isolado na estepe mongol -ou, já agora, casaque- e subitamente perseguido por três aspirantes a cossacos sedentos de aventura, ainda por cima "na garupa" de um monstro mítico. Se ele tiver internet lá na tundra, ler este blogue e estiver avisado, muda-se para a China...).
    Beijinhos!

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  2. Vão ver que o "pastor mongol" nem dá conta que se esqueceram das tendas. Até foi bom ,esse esquecimento. Assim, vão sentir na pele como é bom viver na estepe!
    Será que vão chegar a tanto?
    Beijos

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  3. Faltou a gasolina em Chaves??? Ligavas-me!
    Ah,e já agora quero participar no jantar de regresso no Diu, claro.

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